Friday, June 26, 2009

Wimax largou a frente do LTE em direção a 4G

Enquanto que já há produtos Wimax em comercialização, os produtos LTE só devem chegar no final do ano. Tal fato tem contribuído para a adoção do Wimax em diversos projetos de implantação de redes móveis multimídia. Considerando que a convergência de interface é uma das características especificadas para a 4G, o Wimax largou na frente do LTE na disputa de mercado. Entretanto, o LTE tem a seu favor a sua descedência direta do HSPA, tecnologia usada na 3G.
O que muitos estão prevendo é uma segmentação do mercado, onde o Wimax será a grande tecnologia provedora de serviços de dados em ambiente móvel, inclusive no Brasil, empresas ligadas a TV Digital tem desenvolvido know-how em projetos de redes Wimax. Já para as redes celulares o LTE será a tecnologia predominante.
As projeções indicam quem em 2013, quando se espera um grande aquecimento do mercado mundial em torno da 4G, haverá 23 milhões de assinantes de serviços em LTE e 83 milhões de dispositivos computacionais (PC´s e notebooks) com chips Wimax.

No comments:

Post a Comment