Thursday, January 28, 2010

WIMAX e LTE: um caso de coexistência 4G - parte 1

Transcrevo abaixo algumas das conclusões de uma anáslise realizada acerca da posição do mercado em relação ao Wimax e ao LTE.




- O número de implementações de WiMAX - atualmente mais de 500 em 145 países - é maior do que qualquer outra tecnologia 3G convencionais e mais de 50% maior que o número de autorizações de rede HSPA. No entanto, a maioria das implantações de WiMAX até à data final de fechamento do relatório eram pequenas. É esperado aumentar a cobertura: muitas das maiores implantações de WiMAX ainda estão em andamento, e países como a Índia, Indonésia e Vietnã estão apenas começando a e pmitir licenças de WiMAX.

- Mercados com mais baixas taxas de penetração da banda larga representam os mais tecnologicamente desenvolvidos, e é estimado que aproximadamente 70% das implementações WiMAX em mercados emergentes, liderados pela África e Oriente Médio com mais de um quarto de implementações globais.

- Volumes de WiMAX são altamnte dependentes do sucesso de grupo de grandes operadores, enquanto que a LTE tem o apoio de um número substancial de pesos pesados - mais notadamente os maiores operadores chineses. A falha de uma das operadoras de WiMAX seria um golpe prejudicial para a comunidade WiMAX.

- Os operadores de WiMAX são cada vez mais abertos à mudança para a LTE, quando isso é necessário e econômico, mas não esperamos que nenhum deles a migrar para o LTE em qualquer momento antes de 2013. Migrando para o LTE dependerá da disponibilidade de 802.16m, o ecossistema do fornecedor que suporte esse padrão e à necessidade de atualização do 802.16e em mercados emergentes.

- Fatores de condução operadores para implantar WiMAX são a velocidade do mercado, as oportunidades de cirurgia de implantação de rede, mobilidade, vários cenários de utilização, sua arquitetura IP, e os custos de espectro e implantação.

- Determinados operadores nos mercados emergentes se beneficiariam de contornar 3G em favor de mover-se diretamente para a LTE, em poucos anos, embora esta decisão dependerá de fatores tais como recursos de espectro.

- Apesar da maior escala do HSPA, WiMAX dongles USB são preços competitivos e muito menos caro em alguns casos, em comparação com outros dongles USB.

No comments:

Post a Comment